Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

domingo, 19 de junho de 2016

REUNIÃO MEDIÚNICA

A proposta espírita é moral e os fenômenos devem ser entendidos pela função de aprendizado que exercem. 


Por Walkiria Lúcia de Araújo Cavalcante (walkiria.wlac@yahoo.com.br) publicado originalmente JORNAL O CLARIM.

“Uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades são a resultante das de seus membros e formam como que um feixe. Ora, este feixe tanto mais força terá quanto mais homogêneo for.”[1]

Há ainda uma grande massa que aporta nas fileiras espíritas e buscam nos fenômenos a solução para os seus problemas, não entendendo que a proposta espírita é eminentemente moral e que a mediunidade surge como uma explanação da necessidade humana dos dois planos, físico e espiritual, para aprendizado, acolhimento e realinhamento de conduta. Tais reuniões devem prescindir de regras basilares para sua execução, que encontramos em O Livro dos Médiuns e outras obras correlatas que servem para desdobrar o conhecimento ali contido.

O primeiro ponto a ser destacado com relação às reuniões mediúnicas é que elas são reuniões fechadas. O Livro dos Médiuns, no item 335, fala da intimidade, do silêncio e do recolhimento conseguido nas reuniões fechadas e com número restrito de participantes. A própria prática vem corroborar tal informação. Ainda somos criaturas extremamente orgulhosas e vaidosas. Num grupo grande existe a tendência de formação de subgrupos, trazendo prejuízo para o bom andamento dos trabalhos. O livro Reuniões Mediúnicas, de autoria do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, traz a síntese do pensamento de alguns expoentes espíritas sobre o quantitativo dos presentes. André Luiz, catorze pessoas; Allan Kardec, quinze a vinte; León Denis, quatro a oito; Hermínio Miranda, duas pessoas.

O mais importante quanto à quantidade é que o dirigente dos trabalhos esteja consciente de sua responsabilidade perante a reunião e se ele tem condições doutrinárias de coordenar um grupo com vinte pessoas, por exemplo, ou se não seria mais razoável um grupo com cinco. Agregado a estes dois primeiros pontos levantados (a reunião ser fechada e o quantitativo de encarnados presentes), somam-se dois outros importantes: a pontualidade e a assiduidade. À reunião mediúnica não se permite improvisos. Há um preparo antecipado de 24, 48 e em alguns casos de 72 horas antes para a reunião que ocorrerá. Temos que ter um compromisso com o trabalho e com aqueles que estão esperando por nós, encarnados ou desencarnados para a execução do mesmo.

O estudo e a disciplina mental também constituem outro capítulo muito importante para aqueles que participam de reunião mediúnica. Há uma total vinculação entre a educação para a vida e a educação mediúnica. Não podemos acreditar que os espíritos nos suplantem a deficiência do conhecimento espírita na execução dos trabalhos. Precisamos estudar incansavelmente para que não sejamos instrumentos passivos nas mãos daqueles que querem deturpar o conhecimento espírita, sejam encarnados ou desencarnados.

Quando estudamos, criamos um verdadeiro baú mental do qual os bons amigos espirituais se utilizam para transmitirem as informações que queiram repassar. Precisamos ter também a melhor disciplina mental possível na vida e mais ainda no momento em que os trabalhos mediúnicos estão se desenvolvendo. Não importa se somos o dirigente, médiuns, doutrinadores, passistas ou fazemos parte da equipe de apoio. Se ali estamos é porque fazemos parte de forma ativa dos trabalhos que estão se desenvolvendo.

Quando falamos da divisão na execução dos trabalhos, acaba por gerar certa discórdia entre os membros, pois alguns, erroneamente, consideram-se mais importantes por serem médiuns ou doutrinadores em detrimento da equipe de apoio. Somos todos importantes na execução do trabalho, devendo existir uma cordialidade recíproca [2] entre os participantes. Somando-se a tudo o que foi falado antes, verificamos que nem todos que desejam participar de uma reunião mediúnica o podem fazer.

O livro Reuniões Mediúnicas traz a seguinte afirmação de Nilson sobre os participantes das reuniões mediúnicas, posição esta que defendemos e praticamos na instituição a qual estamos vinculadas: “(...) devemos selecioná-los pelo seu empenho, assiduidade, caráter, devotamento e interesse em querer participar ativa e responsavelmente do grupo”. Não é algo que se improvisa ou que se seleciona por amizade. Estamos falando de Doutrina Espírita e do trato do encarnado como os espíritos num momento de profundo entrosamento físico e espiritual no qual todos os envolvidos formam um circuito fechado, o feixe de varas preconizado por Jesus.

Seguindo princípios básicos de orientação teremos a assistência dos bons espíritos nas nossas reuniões mediúnicas, tendo a certeza que não existe infalibilidade e que estamos no processo de ajustamento moral. O Livro dos Médiuns fala do médium perfeito que estenderemos o entendimento para os grupos mediúnicos perfeitos. “Perfeito, ah! bem sabes que a perfeição não existe na Terra, sem o que não estaríeis nela. Dize, portanto, bom médium e já é muito, por isso que eles são raros. Médium perfeito seria aquele contra o qual os maus Espíritos jamais ousassem, uma tentativa de enganá-lo. O melhor é aquele que, simpatizando somente com os bons Espíritos, tem sido o menos enganado” [3].

O estudo, a disciplina e o exercício na busca de retidão moral nos levam à mudança de atitude e ao amparo dos amigos amoráveis do bem que se vinculam a nós no desenvolvimento da tarefa. Algo construído e solidificado com o bom exercício desta. Repetimos: não há improvisos, há estudo, disciplina, dedicação e amor.

1. KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. 
Capítulo XXIX, item 331.
2. KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. 
Capítulo XXIX, item 341.
3. KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. 
Capítulo XX, item 226, 9ª questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!