Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2016

AS DEZ FRASES MAS LETAIS PARA UM RELACIONAMENTO


Publicado originalmente em BRASIL POST. 
Se você é casado ou está num relacionamento que já dura algum tempo, existem coisas que é melhor que não sejam ditas.

A seguir, terapeutas conjugais e outros especialistas compartilham dez frases e afirmações que você faria bem em eliminar de seu repertório agora mesmo.

1. “Você nunca lava a louça. Só deixa os pratos sujos largados ali.”

A louça pode tomar o lugar de praticamente qualquer coisa. Seja qual for o problema, o uso de termos de acusação abrangentes, como “nunca” e “sempre”, tende a chegar ao mesmo lugar: com você e seu amado mergulhados numa discussão amarga. Além disso, disse a psicóloga Samantha Rodman, de Takoma Park, Maryland, são grandes as chances de sua generalização estar equivocada.

“Nada é apenas preto ou branco; logo, dizer a seu parceiro que ele ou ela sempre se atrasa ou sempre age com egoísmo não pode estar certo”, disse Rodman ao Huffington Post. “Esse tipo de afirmação só leva a uma dinâmica do tipo acusador e acusado, que não é o que se deseja numa relação conjugal.”

2. “Você está falando exatamente como sua mãe.”

Quando vocês estão tendo uma discussão, procure se ater à questão em pauta e limitar-se a falar apenas de vocês dois. Introduzir comparações desairosas com seus sogros é injusto e, em última análise, desvia a atenção de vocês dois e seus problemas, disse Sharon Gilchrest O’Neill, terapeuta conjugal e familiar e autora do livro A Short Guide to a Happy Marriage.

“Mencionar os pais do parceiro pode rapidamente deteriorar em ataques mesquinhos que prejudicam a capacidade do casal de encarar os problemas subjacentes reais”, ela disse ao HuffPost.

3. “Você se acha melhor que todo o mundo!”

Nunca ponha palavras na boca de seu parceiro, ou, neste caso, ideias em sua cabeça. Não há como saber o que outra pessoa está sentindo ou pensando; logo, não externe suas suposições, recomenda a terapeuta conjugal e familiar Becky Whetstone, de Little Rock, Arkansas.

“Essas frases são irritantes, porque seu parceiro sabe que não são verdade”, ela disse. “O que você está dizendo sugere que você não tem sua cara metade em alta conta. São duas farpas em uma só frase.”

4. “Está parecendo que eu engordei?”

Perguntas sobre peso ou mudanças na aparência são “as granadas mais antigas que existem no roteiro da relação conjugal”, disse Robyn Wahlgast, coach de mulheres para problemas de namoro e relacionamentos.

“Quando você faz essa pergunta, na realidade está querendo dizer: ‘Eu sei que engordei. Estou infeliz com minha aparência e quero que você diga que não se incomoda com o jeito como estou.’ Esse tipo de pergunta quer dizer que você está evitando assumir a responsabilidade por você mesmo. Sem falar que força seu parceiro a ajudá-la a fugir da responsabilidade.”

5. "Você ganhou alguns quilinhos?”

Comentários negativos feitos a seu parceiro sobre a aparência dele/dela também não são aceitáveis.

“Uma das piores coisas que se pode fazer são críticas não construtivas sobre a aparência física”, disse Whetstone. “Isso magoa o parceiro, porque você está sugerindo que ele não é bom o suficiente, que ele vale pouco ou tem algum defeito.”

6. “Você é um péssimo pai/mãe/amante/provedor...”

Críticas que focam o papel ocupacional de seu parceiro ou seu papel na família são especialmente cruéis, diz o psicoterapeuta M. Gary Neuman, de Miami Beach, Florida.

“Afirmações negativas sobre nossa identidade própria são devastadoras”, ele disse. “Esses papéis são tão importantes e delicados. Quando são questionados, nós nos sentimos destruídos. Torna-se muito difícil esquecer declarações desse tipo.”

7. “Aargh, detesto quando você faz isso.” (Dito na presença de amigos ou familiares.)

Criticar seu parceiro ou cônjuge diante de outras pessoas é totalmente errado em um relacionamento, disse Whetstone.

“No exemplo dado acima, você está pedindo que outras pessoas o apoiem para ficar contra seu parceiro –e o que poderia ser pior que isso?”, ela falou. “É dificílimo recuperar-se de uma violação de limites, como essa. Frases como essas geram ressentimentos e perda de confiança no parceiro.”

8. “Mal o conheço. É apenas um cara do meu trabalho.”

Em algum momento de sua vida de casados, é quase inevitável que você ou seu parceiro sintam uma atração pequena e inocente por outra pessoa qualquer. Se isso acontecer, seja sincero. Não tente varrer o sentimento para baixo do tapete, minimizando o que você sente, recomendou Wahlgast.

“A melhor maneira de neutralizar o potencial destrutivo dessa atração passageira por outra pessoa é admitir a atração para seu cônjuge, sem atribuir importância excessiva a ela”, disse a coach. “Experimente dizer a seu marido: ‘Sei que soa ridículo, mas estou com uma quedinha por aquele consultor. Ele é tão divertido, o senso de humor dele me lembra o seu.”

Pode ser um tema incômodo, mas, disse Wahlgast, falar de seus sentimentos com franqueza “vai criar mais abertura com seu parceiro. Cada um de vocês vai se sentir mais à vontade em falar de outros tópicos tabus de maneira gentil e respeitosa.”

9. “Não se sinta assim.”

Não há nada mais paternalista ou amesquinhador que dizer a sua parceira o que ela deveria ou não estar sentindo em qualquer situação dada, disse Rodman.

“Não existe um jeito certo ou errado de alguém sentir”, ela disse. “Os sentimentos são o que são. Tente compreender seu parceiro e ter curiosidade para apreender o que ele sentiu, e não fazer pouco caso de algo que você não compreende.”

10. “Não me espere para dormir.”

Esta frase aparentemente inócua sugere que vocês não estão indo para a cama ao mesmo tempo, hábito que pode ser prejudicial para a relação, disse Wahlgast.

“Ir dormir juntos, ao mesmo tempo, é uma maneira de reforçar sua conexão com seu parceiro. Com ou sem sexo, é uma forma importante de intimidade física”, disse a coach. “Quando você concorda que vocês dois vão dormir em horários diferentes, isso incentiva comportamentos que destroem a intimidade de vocês, como assistir a vídeos pornô sozinho ou trocar mensagens em tom de paquera com amigos e colegas de trabalho.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!