Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sábado, 1 de fevereiro de 2014

NOVELA - UMA VISÃO OTIMISTA

Não faltam aos nossos meios de convívio, os que criticam as novelas, principalmente, às da Rede Globo, já que as de outras emissoras são pouco vistas, creditando a elas as mazelas morais que nos acometem nos dias atuais.

Muitas de nossas conversas informais são pautadas pelos enredos televisivos e mesmo assuntos mais formais e sérios ganham análises após repercutirem em uma novela. Hoje todos sabemos que o autor e seus colaboradores criam uma sinopse e que a medida que a novela evolui e de acordo com a opinião pública, a história envereda por caminhos nem sempre imaginados pelos mesmos. 

Sendo assim a minha reflexão parte do princípio de que se uma personagem deve morrer, deve vingar, deve perdoar, deve amar, independe muitas vezes do autor e mais da opinião pública, que ao dar audiência capacita os setores comerciais das emissoras no preenchimento dos anúncios necessários para fazer girar a máquina capitalista que é a TV aberta. 

No caso específico da novela que capitaneava a atenção da emissora nos últimos meses, Amor à Vida, é evidente que a mesma foi na verdade uma grande colcha de retalhos devido a interferências não só da opinião pública como de setores ativos de nossa sociedade, como os ligados aos movimentos LGBT's, principalmente. 

Como entretenimento a novela foi fraca e apenas após o processo de recuperação moral de uma personagem, no caso do homossexual Félix, e sua maneira divertida de lidar com os problemas gerados por ele mesmo, que houve um interesse maior de todos, ainda que bem menor do que Avenida Brasil, por exemplo, quando o Brasil inteiro esperava para ver o que daria entre o ódio recíproco de suas personagens.

Pelo que fomos informados através da imprensa especializada no assunto, a personagem de Félix deveria ser eliminado da novela, mas um forte apelo popular fez com que os autores imaginassem uma redenção para o mesmo. E isso ocorreu. Evidente que na vida não é tão simples, mas o que chama a minha atenção é que foi considerado pela opinião pública que as pessoas possam modificar suas vidas se aceitarem seus erros, entenderem que foram gerados por inadequação na tratativa dos mesmos e se tiverem apoio, baseado no amor. 

Antes do famoso beijo, entre as personagens Félix e Nico, que apenas foi um beijo demonstrando afeto entre duas pessoas que se amam e poderia ser entre pai e filho, mãe e filho, irmãos, primos, amigos etc, a personagem Félix diz uma frase de intenso significado ao personagem Nico: - você mudou a minha vida!

E aí fica a melhor reflexão: como? Amando, se relacionando amigavelmente avaliando não o que a pessoa foi ou era, mas o que ela almejava agora. A personagem de Nico não via em Félix o monstro que ele mesmo se achava, mas alguém que necessitava de auxílio e quando se propôs a fazê-lo, foi também auxiliado. 

Essa a grande mensagem que fica para mim, a de que o Amor vale a pena, independente de sexo, cor, religião, local, faixa etária, valor econômico...

Ninguém, nenhum de nós será melhor, aprenderá a perdoar, a compreender, a respeitar, a conviver com harmonia, se não souber, não experienciar e vivenciar o AMOR!

No final é sempre ele que vale a pena...afinal de contas a natureza nos ensina, que também em pântanos nascem flores lindas... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!