Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ESTIVE PENSANDO: VÍCIOS NA VISÃO ESPÍRITA



O Espírito da Verdade nos recomenda em mensagem contida no 6º capítulo do Evangelho Segundo o Espiritismo, produzido por Allan Kardec, que busquemos em primeiro lugar o amor (amai-vos) e depois o conhecimento (instruir-vos). É por isso que os adeptos da doutrina espírita tem por princípios dizer que são estudiosos do tema, uma vez que o processo de aprendizagem é dinâmico, constante, ininterrupto e acontece em ambos os planos da nossa existência.

Todos os temas que abordamos em casas espíritas, cuja praxe é ter sempre estudos e palestras públicas seguem a base de que devamos buscar com os mesmos, consolar os corações e iluminar as consciências, promovendo reflexões que levem a todos a interferências em suas vidas com vistas ao entendimento dos porquês e por conseguinte a diminuição de sofrimentos. 

Os estudos são solidificados desde que seja considerado o tríplice aspecto do Espiritismo: ciência (como?), filosofia (porquê?) e religião (para quê?), pois entende-se que apenas um raciocínio que contemple essas lógicas possa estar mais completo, pois elimina dogmas, personalismos e interpretações passionais levado a cabo por interesses pessoais e até por afinidade com um só aspecto em detrimento da ideia geral. 
Importante também salientar que os princípios fundamentais da doutrina abaixo elencados, alicerçam o entendimento a ser apresentado, sob pena de divergências com aqueles que não os consideram e partem de outras bases científicas, filosóficas e religiosas, que tratam o assunto de uma ótica diferente e por conseguinte com chances de desencontros conceituais.
Princípios Doutrinários:
 1 - Deus;
 2 - Jesus;
 3 - Espírito;
 4 - Perispírito;
 5 - Evolução;
 6 - Livre-arbítrio;
 7 - Lei de Causa e Efeito;
 8 - Reencarnação;
 9 - Pluralidade dos Mundos Habitados;
10 - Imortalidade da Alma;
11 - Vida Futura;
12 - Plano Espiritual;
13 - Mediunidade;
14 - Influência dos Espíritos na Nossa Vida;
15 - Ação dos Espíritos na Natureza.

Em resposta às perguntas do Codificador, os Espíritos asseveraram que " (...) não tereis verdadeiramente o direito de dizer-vos civilizados, senão quando de vossa sociedade houverdes banido os vícios que a desonram e quando viverdes como irmãos, praticando a caridade cristã (...)", conforme consta em O Livro dos Espíritos, pergunta 793. Essa resposta nos mostra que nossa missão neste planeta maravilhoso é lutarmos para erradicarmos nossos pensamentos e ações viciantes e em seu lugar praticarmos a caridade, que na própria definição dos Irmãos Superiores, é a "benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas", conforme resposta à pergunta 886, de O Livro dos Espíritos. 
Vício por definição é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. Seu oposto é a virtude, que se caracteriza por hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. 


Minha intenção não é limitarmos nossa análise aos vícios mais gritantes de nossa sociedade atual, tais como cigarros, bebidas, jogos, sexo, drogas lícitas e ilícitas dentre outras manifestações, buscando aumentar o desconforto e fustigar os envolvidos nesses processos, mas mostrar que podemos refletir sobre as gêneses dos pensamentos que antecipam nossas ações se entendermos que ao nos concentrarmos em pensamentos, práticas e ações virtuosas diminuímos a pressão sobre as tendências viciosas que carregamos. 

Sete Virtudes e seus opostos

Castidade = abraçar a moral de si próprio e alcançar a pureza de pensamento através de educação e melhorias, seu oposto é a luxúria. 

Generosidade = dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos e ações, seu oposto é a avareza;

Temperança = constante demonstração de uma prática de abstenção, seu oposto é a gula;

Diligência = ações trabalhos integrados com a própria fé, seu oposto é a preguiça;

Paciência = resistência a influências externas e moderação da própria vontade, seu oposto é a ira;

Caridade = auto-satisfação, compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos, seu oposto é a inveja;

Humildade = comportamento de total respeito a Deus, e em segundo lugar ao próximo, seu oposto é a soberba.

Margareth Mead, antropóloga americana conclui após estudos que "a virtude é quando se tem a dor seguida do prazer, e o vício é quando se tem o prazer, seguido de dor."

Mateus registrou em seu evangelho no capítulo 15, versículo 11, as seguintes palavras do Mestre Jesus: "o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." 

Hammed, espirito amigo que se manifesta através da psicografia de Francisco do Espírito Santo Neto, médium do interior paulista, no livro "As Dores da Alma" expõe de maneira clara a questão dos vícios e destacamos abaixo alguns fragmentos que, evidentemente, não dispensam a leitura da obra para que se tenha um entendimento mais abrangente:

"Nosso modo de ser no mundo está sendo moldado por nossas atitudes interiores; aliás, estamos, diariamente, aprendendo como desenvolver atitudes cada vez mais adequadas e coerentes em favor de nós mesmos."

"O temor das provas e dos perigos naturais da caminhada terrena pode nos levar a uma suposta fuga."

"Os vícios ou hábitos destrutivos são sem síntese, métodos defensivos que as pessoas assumiram nesta existência, ou mesmo trazem de outras encarnações, como uma forma de inadequada de promover segurança e proteção."

"(...) todo excesso é produto de uma viciação em andamento."

"(...) viciados são todos aqueles que se enfraqueceram diante da vida e se refugiaram na dependência de pessoas e substâncias."

"A ociosidade pode ser considerada, ao mesmo tempo, causa e efeito, de todos os vícios."

"Disse certa feita Sócrates: não é ocioso apenas o que nada faz, mas também o que poderia empregar melhor o seu tempo. A ociosidade e uma porta que se abre para os vícios, é uma casa sem paredes; as serpentes podem entrar nela por todos os lados."

No fundo a questão está vinculada aos hábitos. Devemos investigar os mesmos, pois encontraremos respostas que nos auxiliarão na retomada de nossas vidas, pois poderemos modificar aqueles que pela maneira como o utilizamos tem construído muros em nossa caminhada, por aqueles que constroem trincheiras e pontes que nos auxiliam na passagem. 

Busquemos pensamentos, ações e práticas virtuosas e para isso sigamos os exemplos e ensinamentos do Mestre Jesus, e acredite que ele estará conosco nessa luta, pois prometeu que com seus discípulos estaria até os confins do tempo. 

(Texto base para palestras ministradas no Grupo da Fraternidade Espírita Francisco de Assis em 08/02/2014, no Centro Espírita Casimiro Cunha em 11/02/2014, na Fraternidade Espírita Luz, Bondade e Verdade em 17/02/2014 e no Centro Espírita Nova Luz em 19/02/2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!