Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃO GLACUS

Os dois primeiros slides abaixo foram produzidos a partir da leitura do jornal Evangelho e Ação, produzido e distribuído pela Fraternidade Espírita Irmão Glacus, cujo site pode ser acessado clicando-se A.Q.U.I.





NAS CULMINÂNCIAS DA LUTA

Muitas vezes, vivemos normalmente dez longos anos, conquistando patrimônios espirituais, para viver apenas dez minutos fugazes de modo extraordinário e excepcional. São os clímax da vida, onde somos chamados às contas, na aferição de responsabilidades intransferíveis e que, não raro, percebemos intuitivamente, a derramar lágrimas que pressagiam amargas lutas.
Aprendemos, dia a dia, a pouco e pouco, anos seguidos, o desprendimento de bens transitórios para enfrentarmos a prova do desapego maior em momentos breves; experimentamos, por vários lustros, a repetição, instante a instante, de um dever trivial para testarmos a própria perseverança, no epílogo desse ou daquele problema, aparentemente vulgar, mas de profunda significação em nosso destino; adquirimos forças íntimas vivendo toda uma encarnação a preparar-nos para a demonstração de coragem num minuto grave de testemunho... Alpinistas da evolução, que destilam suor, de escarpa em escarpa, galgamos a montanha da experiência, adestrando-nos para transpor a garganta que nos escancara o abismo diante da tentação; estudantes comuns, nos currículos da existência, enceleiramos preciosos conhecimentos em cursos laboriosos de observação e trabalho, para superarmos a prova eliminatória, às vezes num só dia de sacrifício...
Estamos sempre, face a face, com a banca examinadora do mundo, pois onde formos, ai seremos convocados à confissão de nossa fé e consequente valor moral. O minuto que se esvai é a nossa oportunidade valiosa; o lugar onde estamos é o anfiteatro de nossas lições contínuas.
Por isso, caminhar sem Jesus, nos domínios humanos, é sentir que a água não dessedenta, o alimento não sacia, a melodia não eleva, a página não edifica, a flor não perfuma, a luz não aquece... Entretanto, amparados no Cristo, todos somos auto-suficientes, porquanto dispomos de apoio, esclarecimento e fortaleza em qualquer transe aflitivo com que a vida nos surpreenda.
O alento que a certeza da fé raciocinada nos proporciona transcende todas as consolações efêmeras que possamos auferir de vantagens terrenas, de vez que nos faculta trabalhar sem fadiga, ajudar sem esforço, sofrer sem ressentimento e rir engolindo pranto.
Marchemos assim, arrimados nos padrões do Divino Mestre sem que nos creiamos no pretenso direito de reclamar ou maldizer, tumultuar ou censurar.
Desistamos de reivindicações, privilégios, prêmios ou honrarias de superfície, porquanto urge aspirarmos à medalha invisível do dever retamente cumprido que nos brilhe na consciência, à coroa da paz que nos cinja os pensamentos e a carta-branca do livre arbítrio que nos amplie o campo de ação no bem puro.
Regozija-te, pois, se tua fé vive analisada na intimidade do lar, combatida na oficina de trabalho, fustigada no círculo de amigos, fiscalizada na ribalta social ou testada na enxerga de sofrimento... Somente conduzindo a nossa cruz de renúncia às gloríolas do século, com a serenidade da abnegação e com o sorriso da paciência é que poderemos ser recompensados pelo triunfo sobre nós mesmos, nas rotas da Perfeita Alegria.

Espírito Caírbar Schutel
Psicografia de Chico Xavier. Do livro: "IDEAL ESPÍRITA", edição CEC.

terça-feira, 17 de julho de 2012

SUPRIMENTO

Crê, trabalha e não temas, 
Deus te apóia e te guarda.

Tentações a vencer?
Deus te dá a resistência.

Mais trabalho na vida?
Deus te acrescenta a força.

Nos problemas difíceis
Deus te iluminará.

Se desejas servir
Deus te concede os meios

Por mais lutas à frente, 
Segue e confia em Deus.



Espírito Emmanuel
Médium: Chico Xavier
Do livro: "DEUS SEMPRE" - Ed. IDEAL

DORES MORAIS

Sei que as dores da alma e do coração, as dores morais, são as que mais nos fazem sofrer. Quantas criaturas chegam ao desespero pela dor causada por perdas, por decepções?
Para as dores do nosso espírito não há médico nem remédio que possa nos ajudar, e nada na Terra pode garantir que o sofrimento não venha nos visitar a qualquer momento. O Pai, nosso Criador, nos deu a capacidade de amar e só Ele pode tornar nosso coração e nosso espírito fortes o suficiente para superar estes momentos.
Pai de amor e bondade vinde em meu socorro; esta mágoa consome minhas forças e meu coração; ajudai-me a superar esta dor. Sei que as provas da vida são para minha evolução, mas não permitais que eu me afaste de Vossos ensinamentos e saiba aceitar esta tão sofrida lição.
Devolvei, Pai, a paz ao meu espírito e amor ao meu coração. Confio em Vós e ao Vosso amor entrego-me.

(Recebida de um amigo que apresentava aparente sofrimento moral, mas se encontrava confiante na modificação daquela condição. Espero em Deus que ele possa ter suportado aqueles momentos e encontrado a Paz tão almejada.)

DRAMATIZAÇÃO

Sempre que estivermos realmente interessados na extinção do mal, é preciso manter-nos em guarda contra um flagelo sutil que alarga as regiões conflagradas pela discórdia ou pelo erro, sem que lhe percebamos a influência. Esse fantasma que aparece para complicar todas as circunstâncias é a dramatização.
Surge a falha de algum ou do grupo e repontam os lances imaginativos. O concerto de vozes se afina para o exagero e o exagero estima articular grandes comoções.
A pessoa que "conta o fato" compõe a versão que lhe influi da cabeça, diante de espectadores atentos, como se estivesse pregando num comício de salvação pública.
E de quando em quando, os apartes se fazem ouvir cerimoniosos: "eu bem que falei", "eu bem disse".
De cada assembléia de salão ou de canto de rua, assim improvisada, o assunto desagradável sai para a frente, consideravelmente aumentando qual bola de neve, sendo que, no caso, a bola é de fluídos magnéticos aglutinantes do mal, induzindo a perigosos focos obsessivos.
Imunizemo-nos contra esse gênero de homenagem às trevas. Em si, o delito é questão para a justiça, quanto o tumor canceroso compõe matéria para a cirurgia.
Não se nega a necessidade de tomar conhecimento da falta, quando a falta se faça sentir. Mas que se dê a ela a atenção indispensável apenas ao serviço restaurativo das zonas minadas pela perturbação que ela provoca.
Se temos conhecimento de algum desequilíbrio na trilha a que somos conduzidos ou em nossa equipe de trabalho, ajudemos a saná-lo com a tranquilidade possível.
Comentemo-lo na esfera restrita dos interessados, sem a preocupação de pesquisar o ânimo dos amigos absolutamente fora do problema com perguntas excitantes: "você soube o que aconteceu? Que diz você acerca de fulano?"
Está repleto o plano espiritual de casos amargos em que aflições e crimes foram suscitados tão somente pelo gosto de dramatizar as pequeninas desventuras alheias.
Doemos às obras construtivas as nossas melhores e mais dilatadas possibilidades verbais. O espiritismo é a doutrina da fé raciocinada. Assim como sabemos, pelo uso da razão, a entender porque aceitamos nossas convicções, saibamos aprender também a não falar sem meditar.

Espírito Kelvin Van Dine.
Mensagem recebida pelo médium Waldo Vieira no ano de 1967.
Do livro: "TÉCNICA DE VIVER", página 87 - Editora Boa Nova

domingo, 15 de julho de 2012

FAÇA O QUE VOCÊ PODE FAZER SOZINHO

Um discípulo foi em seu camelo até a tenda de seu mestre sufi. Apeou, entrou na tenda, curvou-se e disse:
- Tão grande é minha confiança em Deus que deixei meu camelo aí fora, solto, convicto de que Deus protege os interesses dos que O amam.
- Pois vá prender o camelo, seu tolo - disse o mestre. - Deus não tem tempo para se ocupar de fazer o que você é perfeitamente capaz de fazer sozinho.

Do livro: "COMO ATIRAR VACAS NO PRECIPÍCIO" organizado por Alzira Castilho

A ALMA DEPOIS DA MORTE


Em que se torna a alma no instante da morte?
- Volta a ser Espírito, quer dizer, retorna ao mundo dos Espíritos, que deixou momentaneamente.

A alma depois da morte conserva a sua individualidade?
- Sim, não a perde jamais. Que seria ela se não a conservasse?

Não tendo mais seu corpo material, como a alma constata a sua individualidade?
- Ela tem ainda um fluido que lhe é próprio, tomado da atmosfera de seu planeta e que representa a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.

A alma nada leva consigo deste mundo?
- Nada mais que a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor. Essa lembrança é cheia de doçura ou de amargura, segundo o emprego que fez da vida. Quanto mais pura, mais compreende a futilidade do que deixa sobre a Terra...

Extraído do livro: "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" de Allan Kardec

NO REINO DA PALAVRA


Não grite.
Conserve a calma.
Use a imaginação sem excesso.
Fale com inteligência, sem exibição de cultura.
Responda serenamente em toda questão difícil. Evite a maledicência. Fuja a comparações, a fim de que seu verbo não venha a ferir.
Abstenha-se de todo adjetivo desagradável para pessoas, coisas e circunstâncias.
Guarde uma frase sorridente e amiga para toda situação inevitável. 
Recorde que Jesus legou o Evangelho, exemplificando, mas conversando também. 

Espírito André Luiz
Médium: Chico Xavier
Do livro: AULAS DA VIDA - Edição IDEAL

OUÇAMOS UNS AOS OUTROS

Suspiramos pelo ensejo de viver inalteravelmente reunidos como sendo uma família só... e nas horas em que nos vemos sozinhos sofremos e nos desgastamos.
Em semelhantes minutos a sombra aparece e com a sombra vão chegando os que moram dentro dela, suscitando-nos pensamentos sombrios de tristeza e desânimo.
Lutemos contra isso.
Abramos os nossos corações sinceros, como sempre, uns aos outros, e ouçamo-nos uns aos outros com entendimento e com amor.

Espírito Batuíra
Mensagem extraída do livro Mais Luz, edição GEEM, psicografia de Chico Xavier.

INFORMÁTICA

Muitos amigos perguntam:
Com desencanto invulgar:
- Por que vocês, de outro mundo, 
Falam tanto em trabalhar?

Eis a resposta: "na vida
Quem não serve não se apura
E fica, por muito tempo, 
Dormindo na sepultura".

Espírito Cornélio Pires
Psicografia de Chico Xavier na noite de 17 de julho de 1978, em Uberaba (MG).

ROGATIVA DO SERVO


Senhor!
Dá-nos a força, mas não nos deixe humilhar os mais fracos.
Dá-nos a luz da inteligência, no entanto, ensina-nos a auxiliar aos irmãos que jazem nas sombras.
Dá-nos a calma, contudo, não nos consintas viver na condição das águas paradas.
Dá-nos a paciência, entretanto, não nos relegues a inércia.
Dá-nos a fé, mas não nos permita o cultivo da intolerância.
Dá-nos a coragem, no entanto, livra-nos da imprudência.
Concede-nos, por fim, o conhecimento da harmonia e da perfeição que devemos buscar; não nos deixe, porém, na posição de Vênus de Milo, sempre maravilhosamente bela, diante do mundo, mas sem braços para servir a ninguém.

Espírito André Luiz
Do livro: "TEMPO DE LUZ" edição FMG


A BUSCA


Fita a subida, áspera e empedrada
Que se alteia, maciça, à nossa frente,
Carrega a própria cruz na alma cansada
E guarda o coração feliz e crente.

Nas paisagens da senda, não há flores,
Apenas o cascalho se amontoa,
Mas, em torno de ti, os irmãos sofredores
Lembram a paz da fé que os renova e abençoa.

Segue de passo lento... A turba te acompanha...
Companheiros pararam na montanha,
Recusando o trabalho, a dor e a cruz;
Mas sentindo-te os dons no coração amigo, 
Erguer-se-ão do pó e seguirão contigo,
Procurando Jesus.

Espírito Maria Dolores, através da psicografia de Chico Xavier
Do livro: "PREITO DE AMOR" editado pelo GEEM.

O LAR

Dentro do lar estão os mais sublimes sentimentos que nos ligam às criaturas e às situações, nos proporcionando evolução. Dentro do lar estão os mais terríveis elos de adversários do passado, também nos promovendo à persistência no bem, à tolerância, à busca de evolução. 
Nós percebemos que o lar é aquele ponto de partida para buscarmos a grande família espiritual. Só faremos jus, realmente, a ter paz, felicidade, alegria, a partir do instante que superarmos, dentro dos lares as dores maiores, porque quase sempre é fora do lar que estão as maiores fontes de alegria.
Nós observamos que, em noventa por cento de todas as criaturas que fazem preces, que mandam suas rogativas para o Plano Espiritual, muitos e muitos perguntam: por que essa dor dentro do meu lar? Por que esse relacionamento difícil? Por que essa prova tão dura?
Mas, na verdade, meus filhos, o lar é ponto de partida para muitas conquistas. O lar é de onde saímos para buscarmos nossa grande família espiritual, fazendo jus a mais paz. É realmente um teste permanente de todos os dias, de todas as horas. Se superarmos e vencermos esses obstáculos, estaremos preparados para o mundo, porque não há forja mais aprimorada do que o próprio lar para os testes necessários de renúncia, sacrifício, dedicação, amor e progresso.

Espírito Bezerra de Menezes
Mensagem recebida pela médium Shyrlene Soares Campos, no Núcleo Servos Maria de Nazaré - Uberlândia - (MG)
Do livro: "O SERVO FIEL"