Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

terça-feira, 17 de julho de 2012

DRAMATIZAÇÃO

Sempre que estivermos realmente interessados na extinção do mal, é preciso manter-nos em guarda contra um flagelo sutil que alarga as regiões conflagradas pela discórdia ou pelo erro, sem que lhe percebamos a influência. Esse fantasma que aparece para complicar todas as circunstâncias é a dramatização.
Surge a falha de algum ou do grupo e repontam os lances imaginativos. O concerto de vozes se afina para o exagero e o exagero estima articular grandes comoções.
A pessoa que "conta o fato" compõe a versão que lhe influi da cabeça, diante de espectadores atentos, como se estivesse pregando num comício de salvação pública.
E de quando em quando, os apartes se fazem ouvir cerimoniosos: "eu bem que falei", "eu bem disse".
De cada assembléia de salão ou de canto de rua, assim improvisada, o assunto desagradável sai para a frente, consideravelmente aumentando qual bola de neve, sendo que, no caso, a bola é de fluídos magnéticos aglutinantes do mal, induzindo a perigosos focos obsessivos.
Imunizemo-nos contra esse gênero de homenagem às trevas. Em si, o delito é questão para a justiça, quanto o tumor canceroso compõe matéria para a cirurgia.
Não se nega a necessidade de tomar conhecimento da falta, quando a falta se faça sentir. Mas que se dê a ela a atenção indispensável apenas ao serviço restaurativo das zonas minadas pela perturbação que ela provoca.
Se temos conhecimento de algum desequilíbrio na trilha a que somos conduzidos ou em nossa equipe de trabalho, ajudemos a saná-lo com a tranquilidade possível.
Comentemo-lo na esfera restrita dos interessados, sem a preocupação de pesquisar o ânimo dos amigos absolutamente fora do problema com perguntas excitantes: "você soube o que aconteceu? Que diz você acerca de fulano?"
Está repleto o plano espiritual de casos amargos em que aflições e crimes foram suscitados tão somente pelo gosto de dramatizar as pequeninas desventuras alheias.
Doemos às obras construtivas as nossas melhores e mais dilatadas possibilidades verbais. O espiritismo é a doutrina da fé raciocinada. Assim como sabemos, pelo uso da razão, a entender porque aceitamos nossas convicções, saibamos aprender também a não falar sem meditar.

Espírito Kelvin Van Dine.
Mensagem recebida pelo médium Waldo Vieira no ano de 1967.
Do livro: "TÉCNICA DE VIVER", página 87 - Editora Boa Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!